O submarino Titan - Divulgação / OceanGate Expeditions
OceanGate

O que aconteceu com a OceanGate após trágica expedição ao Titanic?

Em junho, implosão do submarino Titan se tornou um dos assuntos mais comentados do ano; episódio vitimou todos os 5 tripulantes. Relembre!

Fabio Previdelli Publicado em 27/12/2023, às 16h40

Um dos assuntos mais falados deste ano foi a catastrófica expedição do submarino Titan, da OceanGate, que se aventurou pela costa canadense de Newfoundland em busca dos destroços do famoso RMS Titanic — que naufragou em 15 de abril de 1912. 

Em 18 de junho, o Titan começou sua missão, mas perdeu comunicação horas depois do início da viagem. Por conta disso, uma força-tarefa foi mobilizada na região, visto que a previsão para o fim de oxigênio no veículo aquático se aproximava do fim.

O destino da tripulação só foi anunciado no dia 22, quando a Guarda Costeira confirmou a 'implosão catastrófica' do submersível. As cinco pessoas que estavam no submarino tiveram uma morte instantânea. A tragédia teria ocorrido no próprio dia 18, horas antes OceanGate alertar o sumiço de sua embarcação. Mas o que aconteceu com a empresa após seis meses da tragédia?

O futuro da OceanGate

Conforme aponta matéria do G1, a OceanGate não foi judicialmente responsabilizada pelo incidente. Além disso, a Guarda Costeira dos Estados Unidos continua investigando o caso — que terminará o ano sem que uma conclusão seja dada; visto que engenheiros das Marinhas dos EUA e dos Estados Unidos continuam revisando evidências encontradas nos destroços do veículo aquático. 

+ O documento que isenta a OceanGate de responsabilidade pela implosão de submarino

No dia 6 de julho, conforme repercutido à época pela equipe do Aventuras na História, a OceanGate divulgou que iria paralisar suas atividades comerciais de forma definitiva. Em agosto, a companhia anunciou seu novo CEO, o banqueiro de investimentos, Gordon A. Gardiner, que ficaria com a missão de "liderar a OceanGate nas investigações em andamento e no fechamento das operações da empresa".

notícias tragédia Expedição OceanGate destroços RMS Titanic submarino Titan implosão catastrófica

Leia também

Com drones, bombeiros resgatam jovens perdidos na Serra do Lenheiro (MG)


Homem preso por contrabando de aranhas pode ser curador de museu dos EUA


Médico em missão humanitária no RS é encontrado morto em abrigo


Israelenses são flagrados destruindo caixas de ajuda humanitária


Cachorro eleito o mais feio do Reino Unido vira estrela da Marvel


Igreja Católica divulga guia de instruções para pecadores obterem o perdão