Jair Bolsonaro durante evento em Brasília - Getty Images
Jair Bolsonaro

O que disse Bolsonaro sobre respeitar o resultado das eleições?

Silêncio de Jair Bolsonaro sobre a derrota no segundo turno chama atenção

Redação Publicado em 01/11/2022, às 15h25 - Atualizado às 15h26

Passadas 24 horas desde que as urnas presidenciais apuraram que Luis Inácio da Lula, do PT, será o próximo presidente do Brasil durante quatro anos, Jair Bolsonaro, candidato derrotado, segue em silêncio sobre o resultado do segundo turno das eleições. 

Enquanto Lula fez o discurso da vitória em São Paulo, Bolsonaro logo se isolou do povo e não agradeceu os 58.206.354 votos recebidos na acirrada disputa.

Enquanto bolsonaristas bloqueiam estradas ao redor do país, Bolsonaro permanece calado, enquanto apenas alguns de seus aliados quebram o silêncio. 

“Falei com o presidente Bolsonaro esta tarde. Ele estava sereno, trabalhando no Palácio do Planalto normalmente. (...) Não sei se ele vai falar hoje ou amanhã. Mas ele vai falar à nação. Ele é a grande liderança da direita que praticamente representa metade da população brasileira, teve 49,1% dos votos. Teve 58 milhões de brasileiros que apostaram no seu projeto”, disse Tarcísio de Freitas, governador eleito em São Paulo ao SP2, da TV Globo.

O novo governador também foi questionado se Bolsonaro respeitaria o resultado das eleições, uma dúvida que intriga muitos brasileiros diante do resultado das urnas. 

“Sem dúvida [ele deve aceitar o resultado das urnas]. A vontade das urnas é soberana. Essa nossa democracia é vibrante. Ela é forte e agora é trabalhar com o dia seguinte porque, embora você tenha uma população dividida no campo das ideias, todos são irmãos. E a gente tem que fazer esse país crescer, trabalhar junto, unido e prosperar”, disse ele.

O que disse Bolsonaro

Vale destacar que antes mesmo do segundo turno ser concretizado, Bolsonaro falou que respeitaria o resultado das eleições, colocando condições. Durante sabatina na Rede Globo, o candidato do PL foi questionado pelo âncora William Bonner sobre a questão que chama atenção. 

“Serão respeitados os resultados das urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes", disse Bolsonaro em agosto deste ano. 

Já durante o último debate antes do segundo turno, o atual presidente foi questionado mais uma vez sobre respeitar o resultado, dessa vez durante uma entrevista realizada após o final da transmissão. 

“Não há a menor dúvida, quem tiver mais voto leva. É isso que é democracia”, disse Bolsonaro ao ser questionado pela jornalista Renata Lo Prete. 
Brasil presidente eleições Jair Bolsonaro Bolsonaro TV Globo William Bonner Jornal Nacional

Leia também

Casas em Foz do Iguaçu de pioneiro alemão devem virar museu este ano


Registros da Invasão da Tchecoslováquia, de Josef Koudelka, ganham exposição no IMS


The Crown: Criador admite que ‘não queria mais fazer a série’ após a morte de Elizabeth II


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Besouro-tigre usa ultrassom para se defender de morcegos, diz pesquisa


Legalmente Loira: O que sabemos sobre série derivada do filme de romance?