Imagem do vírus do macaco - Science Photo Library
Varíola dos macacos

O que motiva a OMS a pesquisar novo nome para varíola dos macacos

A OMS colabora com especialistas para encontrar um novo nome para a doença

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/06/2022, às 19h38

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está colaborando com alguns especialistas para adotar um novo nome para a varíola dos macacos, a infecção viral que se espalhou por mais de 30 países, incluindo o Brasil, já atingindo um número de casos maior que 1.600.

Tal iniciativa acontece depois que mais de 30 cientistas escreveram sobre a "necessidade urgente de um (nome para a doença e para o vírus) que não seja discriminatório nem estigmatizante", na última semana. Para o grupo de pesquisadores, que sugeriu o nome hMPXV, há também várias referências incorretas e discriminatórias ao vírus como sendo africano.

Ainda não há data final para o novo nome ser divulgado e utilizado, mas os pesquisadores estão fazendo diversas buscas para que ele não tenha nenhuma referência histórica e que, também, não prejudique os animais, com a associação ao nome.

O novo vírus

A doença já matou 72 pessoas em países onde ela é considerada endêmica, ou seja, onde é presente em uma região de forma permanente, com vítimas constantes durante vários anos, assim como em áreas de floresta tropical na África Ocidental e Central.

Mais de 1,2 mil casos foram relatados somente neste ano e 57 mortes registradas (até 1º de maio de 2022), segundo a OMS, na República Democrática do Congo. Até agora não há casos de mortes nos 32 países afetados recentemente pela doença, como o Brasil e o Reino Unido, com 2 e 470 casos, respectivamente.

mudança casos OMS nome Varíola dos macacos

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada