Anuncio realizado em 2019, de que a Copa América seria sediada na Argentina e Colômbia - Getty Images
Brasil

OMS afirma que não foi consultada sobre a realização da Copa América no Brasil

Em meio ao aumento de casos e mortes pelo novo coronavírus, o governo federal confirmou ontem, 1°, a realização do torneio em solo brasileiro

Redação Publicado em 02/06/2021, às 08h58

De acordo com informações publicadas nesta quarta-feira, 2, na coluna de Jamil Chade, no UOL, a Organização Mundial da Saúde (OMS), confirmou em um e-mail que foi enviado pela coluna, que não foi consultada em nenhum momento sobre a decisão do Brasil em sediar a Copa América.

Na última terça-feira, 1, o governo federal confirmou a realização do torneio em solo brasileiro. Até o momento, quatro sedes foram confirmadas: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás. A decisão acontece em meio ao aumento de casos e de mortes causadas pela pandemia do novo coronavírus. As informações são do UOL.

Após a Argentina e Colômbia desistirem de sediar o evento, justamente pela piora na pandemia, o presidente Jair Bolsonaro afirma que respondeu a um pedido da Conmebol e da CBF. A decisão do governo brasileiro vem sendo criticada, em meio a um temor de que a situação da pandemia piore no país.

Segundo revelado pelo colunista, a OMS informou que “não esteve envolvida em qualquer intercâmbio ou conversa com as autoridades relativamente a este torneio”. Contudo, a organização reiterou que a responsabilidade pela decisão de sediar ou não sediar um evento “cabe ao país anfitrião e aos organizadores".

Além disso, de acordo com a publicação, no e-mail, a OMS frisou que tem feito parte dos preparativos de torneios esportivos, ao longo dos últimos meses, mesmo que não tenha sido o caso da Copa América.


Sobre a Covid-19

De acordo com as últimas informações divulgadas pelos órgãos de saúde, atualmente, o Brasil registra 16,6 milhões de pessoas infectadas, e as mortes em decorrência da doença já chegam em 465 mil no país.  

Em 1º de dezembro de 2019, o primeiro paciente apresentava sintomas do novo coronavírus em Wuhan, epicentro da doença na China, apontou um estudo publicado na revista científica The Lancet em fevereiro deste ano.  

Brasil notícias pandemia OMS coronavírus covid-19 Copa América

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!