Comunidade no Rio de Janeiro, após operação policial - Divulgação/ Redes sociais
Brasil

ONU pede para que autoridades brasileiras investiguem com imparcialidade operação que deixou 25 mortos em Jacarezinho

A ação policial já é considerada a mais letal da história do estado do Rio de Janeiro

Redação Publicado em 07/05/2021, às 11h33

De acordo com informações publicadas nesta sexta-feira, 7, na coluna do jornalista Jamil Chade, no UOL, a ONU criticou a ação policial na Favela do Jacarezinho, que deixou 25 pessoas mortas no Rio de Janeiro, na última quinta-feira, 6.

Segundo revelado na publicação, em uma coletiva de imprensa, o Alto Comissariado da ONU, Rupert Colville, afirmou que a organização está “profundamente perturbada pelas mortes de 25 pessoas numa operação policial".

Na ocasião, o homem falou sobre a violência policial: “Relembramos às autoridades brasileiras que o uso da violência deve ser usado apenas quando estritamente necessário e que deve sempre respeitar o princípio da legalidade, precaução e proporcionalidade".

Rupert também fez um pedido ao Ministério Público para que seja feita uma "investigação imparcial, completa e independente sobre o caso, seguindo os padrões internacionais”.

A ONU ainda fez um apelo para que as autoridades brasileiras assegurem as testemunhas do caso, para que essas pessoas fiquem protegidas e que as investigações não sejam afetadas.


Relembre o caso

Na última quinta-feira, 6, moradores da Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, denunciaram através de vídeos nas redes sociais e depoimentos para Defensoria Pública, abusos e mortes que aconteceram durante uma operação policial.

Na ocasião, 25 pessoas foram mortas baleadas — inclusive um policial civil — durante a ação na comunidade, que já é considerada a mais letal da história do estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, o Ministério Público investiga as denúncias, que incluem abuso por parte das autoridades, invasão de casas e truculência contra moradores da comunidade.

notícias favela mortes operação policial Brasil Rio de Janeiro Jacarezinho

Leia também

Novo estudo aponta "primeiro animal antigo hospedeiro da lepra"


Pedaço de raro pigmento púrpura é descoberto na Inglaterra


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico