Fotografia dos restos mortais encontrados em Son Coletes - Wikimedia Commons
Arqueologia

Ossos de vítimas da Guerra Civil são encontrados na Espanha

Enterradas no assentamento de Son Coletes, as duas mulheres foram mortas durante o conflito e, juntas, foram cobertas de cal

Pamela Malva Publicado em 05/08/2020, às 17h10 - Atualizado às 17h22

Durante escavações em Son Coletes, na Espanha, arqueólogos fizeram uma descoberta impressionante. Enterrados juntos, um em cima do outro, os restos mortais de duas mulheres mortas durante a Guerra Civil foram encontrados.

Cobertas de cal, as duas vítimas foram sepultadas com as cabeças voltadas para a cruz do antigo cemitério de Son Coletes. Essa posição, segundo o arqueólogo Cesc Busquets, é diferente dos outros corpos que remontam ao combate espanhol.

De acordo com registros recuperados da Guerra Civil, dez mulheres desapareceram em Son Coletes, sendo cinco delas enfermeiras da Cruz Vermelha. Por isso, quando se depararam com a nova descoberta, cientistas pensaram ter encontrado vestígios de duas das especialistas perdidas.

A partir dos restos das roupas identificados e da idade das vítimas, no entanto, os arqueólogos logo descartaram essa possibilidade — as duas não faziam parte do grupo médico que serviu no conflito. Ainda assim, com as duas mulheres, a equipe de cientistas já recuperou os corpos de 17 vítimas da Guerra Civil em três diferentes trincheiras.

arqueologia Guerra Civil Espanhola Espanha fóssil conflito notícia Son Coletes

Leia também

Falhas geológicas em lua de Saturno podem desvendar ‘sinais alienígenas’


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Tumba luxuosa de 2.200 anos encontrada na China pode pertencer a antigo rei


Maior rival de Senna, Alain Prost posta homenagem ao piloto que faleceu há 30 anos


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Antigo ambiente similar com a Terra em Marte é descoberto a partir de novos achados