Fotografia meramente ilustrativa de soldado na neve - Divulgação/ Pixabay/ Eugene_69
Conflitos

OTAN inicia imenso exercício de guerra na Noruega

Em meio à guerra da Rússia contra a Ucrânia, a organização está treinando 30 mil soldados para lutar em clima frio

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/03/2022, às 13h16

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança político-militar, enviou nada menos que 30 mil soldados à Noruega nesta segunda-feira, 14, além de 200 aeronaves e 50 navios. 

O objetivo por trás dessa mobilização em grande escala, que envolveu os exércitos de 27 países diferentes, é a realização do chamado "Cold Response 2022", um exercício de guerra que treinará as tropas do órgão para lutar em meio ao clima frio, conforme informações repercutidas pelo portal France24. 

A localização dessa simulação militar, por sua vez, é importante não apenas por conta do clima do país, mas pelo fato de ele ser o membro mais ao norte da OTAN. Assim, é importante verificar se, no caso de um conflito na região, o território norueguês teria a infraestrutura necessária para receber o exército das nações pertencentes à aliança.

O "Cold Response 2022", vale dizer, já estava planejado desde muito antes da invasão da Ucrânia pelas forças russas, porém é recontextualizado pelo fato, o que foi reconhecido pelo próprio Odd Roger Enoksen, que é Ministro da Defesa norueguês. 

"Não está sendo realizado por causa do ataque das autoridades russas à Ucrânia, mas, dado o pano de fundo, há um significado maior", afirmou ele, ainda de acordo com a France24.

Na semana passada, vale dizer, a embaixada da Rússia na Noruega já havia reagido à aproximação da data de início da simulação de guerra: 

"O reforço das capacidades militares da Otan perto das fronteiras da Rússia não contribui para reforçar a segurança da região", declararam. 

Rússia Ucrânia conflito Noruega notícia OTAN simulação de guerra exercício militar preparação

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais