O pão carbonizado encontrado - Inrap
Arqueologia

Pão carbonizado que remonta ao século 1 é encontrado na França

Os arqueólogos consideraram a descoberta como raríssima

Isabela Barreiros Publicado em 19/05/2020, às 14h04

Pesquisadores do instituto francês Inrap começaram a realizar escavações em um perímetro de 1,3m na cidade de Brebières, na França. Diversas descobertas foram feitas ao longo do estudo, mas uma delas foi muito marcante: um pão carbonizado que remonta ao século 1.

O “bolo” possui um diâmetro de 0,1m e foi encontrado ao fundo de um pequeno aterro. De acordo com a análise de carbono realizada pelos especialistas a partir da amostra, o alimento provavelmente foi feito em algum momento entre o período da Idade do Ferro e da Antiguidade.

O artefato é considerado muito raro, visto que matrizes alimentares são perecíveis e, como não ficam no solo, quase nunca são encontradas milhares de anos depois. O que os arqueólogos sugerem para esta descoberta é que o pão provavelmente caiu no fogo e se tornou impróprio para o consumo. Sua composição química foi alterada, o que fez com que ele conseguisse sobreviver todos esse tempo.

Os cientistas envolvidos no achado também analisaram sua possível composição. Eles conseguiram identificar cereais do tipo cevada e dois tipos diferentes de trigo utilizados para desenvolvê-lo.

França Antiguidade História arqueologia pão

Leia também

Homem realiza ataque com espada e fere cinco pessoas em Londres


Senna: Netflix divulga teaser e primeiras imagens de minissérie sobre o piloto


'Castelo do Harry Potter' na Ucrânia é destruído após bombardeio russo


Mulheres são infectadas com HIV após procedimento em spa nos EUA


EUA: Homem é preso por instalar câmera secreta em banheiros públicos


Tiranossauro rex pode não ter sido tão inteligente quanto pensávamos