Papa Francisco em 2013 - Getty Images
Religião

Papa desabafa sobre conflito na Ucrânia: ‘Grande dor em meu coração’

‘Jesus nos ensinou que devemos responder à insensatez diabólica da violência com as armas de Deus, com oração e jejum’, declarou Francisco

Redação Publicado em 23/02/2022, às 18h00

O papa Francisco se posicionou nesta quarta-feira, 23, sobre a possibilidade que uma guerra ser instaurada na Ucrânia após o presidente russo, Vladimir Putin, aumentar a pressão sobre o país vizinho.

O chefe de Estado da Rússia enviou tropas para as fronteiras com a Ucrânia e reconheceu recentemente a independência das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk na Ucrânia, em um movimento considerado como violação da lei internacional pelos Estados Unidos.

“Tenho muita dor no coração por causa do agravamento da situação na Ucrânia”, afirmou o papa ao proclamar a Quarta-feira de Cinzas, no dia 2 de março, como um dia internacional de jejum e oração pela paz, segundo a CNN. 

Francisco ainda declarou estar angustiado porque a paz estaria ameaçada em decorrência de interesses partidários, condenando ações que “desestabilizam a coexistência entre nações e desacreditam o direito internacional” e a “insensatez diabólica da violência”.

“Apelo a todos os lados para que se abstenham de qualquer ação que possa provocar mais sofrimento às populações, desestabilizar a convivência entre as nações e desacreditar o direito internacional”, acrescentou.

O pontífice pediu ainda à Virgem Maria, “rainha da paz, que salve o mundo da loucura da guerra”. “Jesus nos ensinou que devemos responder à insensatez diabólica da violência com as armas de Deus, com oração e jejum”, declarou.

História Rússia Ucrânia Invasão Vaticano Putin notícia Papa Francisco

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada