Papa Francisco - Wikimedia Commons
Vaticano

Papa Francisco afasta bispo acusado de encobrir crime de pedofilia

Segundo informou a AFP, o substituto provisório do pontífice afastado é o arcebispo polonês Grzegorz Rys, da cidade de Lodz

Vanessa Centamori Publicado em 26/06/2020, às 07h00

Conforme anunciou hoje o Vaticano, o Papa Francisco afastou o bispo Edward Janiak, acusado de encobrir um caso de pedofilia, e colocou um administrador provisório no cargo que ele ocupava, de direção da diocese polonesa de Kalisz.

As informações foram apuradas pela Agência France Presse (AFP). O substituto do bispo afastado, segundo divulgado, é o arcebispo Grzegorz Rys, da cidade de Lodz. A substituição ocorre como resposta à uma investigação aberta no começo do mês envolvendo o antigo pontífice. 

A apuração do caso ocorreu a pedido do arcebispo polonês, Wojciech Polak, 15 dias depois de um documentário sobre os casos de pedofilia na Igreja Católica polonesa ser lançado no Youtube. O filme mostra a cobertura fornecida pelo bispo Edward Janiak frente aos escândalos. 

O documentário foi assistido por mais de 7 milhões de pessoas. Ele é de autoria de um jornalista independente chamadoTomasz Sekielski. A produção retrata dois irmãos alvos de abusos sexuais e que são vítimas de um sacerdote protegido pelo bispo afastado. 

Papa Vaticano Francisco notícia escândalo Pedofilia Bispo Edward Janiak

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada