Fotografia do Papa Francisco, líder da Igreja Católica, em setembro de 2021 - Getty Images
Mundo

Papa Francisco afirma que violência contra mulher é 'insulto a Deus'

O pronunciamento do pontífice foi realizado neste sábado, 1, durante a primeira missa do ano, na Basílica de São Pedro

Pamela Malva Publicado em 01/01/2022, às 17h00

Neste sábado, 1, Dia Mundial da Paz, o Papa Francisco celebrou sua primeira missa do ano, na Basílica de São Pedro. Durante a cerimônia, ele discorreu sobre o fim da violência contra as mulheres, afirmando que as agressões são um insulto a Deus.

Segundo o pontífice, são as mulheres quem mantém os fios da vida. Tecendo sua homilia de Ano Novo em torno de temas como a maternidade, então, Francisco fez um de seus apelos mais fortes até hoje para o fim da violência de gênero, segundo a CNN.

Visto que as mães dão vida e as mulheres mantêm o mundo [junto], vamos todos fazer maiores esforços para promover as mães e proteger as mulheres”, pediu o papa. “Quanta violência é dirigida contra a mulher! Chega! Machucar uma mulher é insultar a Deus, que de mulher assumiu nossa humanidade.”

Anteriormente, o pontífice já havia pontuado que a violência contra mulheres é algo “quase satânico”. Francisco vem falando sobre o assunto com mais frequência desde o começo da pandemia, período em que a violência doméstica aumentou em muitos países — visto que as mulheres passaram a ficar isoladas com seus agressores.

Em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz, divulgada em dezembro — e enviada para chefes de estado e organizações internacionais —, Francisco ainda afirmou que os países deveriam reverter gastos em armamentos para a educação e lamentou o crescimento dos investimentos no setor militar, em detrimento dos serviços sociais.

Vaticano notícia ano novo Papa Francisco 2022 violência contra mulher

Leia também

Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia


Volume de chuvas em Porto Alegre deve superar média de maio das últimas três décadas