Papa usando um cocar - Divulgação / Vatican News
Religião

Papa veste cocar em evento com bispos de regiões amazônicas

O papa Francisco encorajou os representantes brasileiros a proteger povos indígenas

Wallacy Ferrari Publicado em 20/06/2022, às 14h40

Durante a manhã desta segunda-feira, 20, o papa Francisco participou de um encontro religioso contando com 17 bispos de diversas regiões amazônicas, distribuídas entre os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. Contudo, o ponto alto da reunião se deu por um momento de descontração.

Ao abordar assuntos relativos as comunidades católicas na região e a relação com povos indígenas, o pontífice recebeu um cocar típico de uma das comunidades e, antes de vestir o acessório, o elogiou ao compará-lo com um mitra, paramento da Igreja Católica utilizado na cabeça.

Contexto da conversa

De acordo com a CNN Brasil, o bispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, afirmou que a conferência representou comunhão, esperança e coragem, detalhando a recepção.

De comunhão porque ele acolheu tudo aquilo que nós trouxemos da realidade de nossas igrejas na Amazônia. De esperança, porque ele nos motivou a vivermos a nossa missão de pastores e não burocratas, de não perdemos este foco. E de coragem, para estar junto com as populações mais pobres e, sobretudo, que a igreja saiba respeitar as culturas, o desafio da encarnação”, afirmou Paloschi.

O administrador apostólico de Roraima, monsenhor Lúcio Nicoletto, acrescentou que a postura do papa em relação aos bispos brasileiros foi de encorajar, principalmente em relação aos desafios em propagar o Evangelhos nos tempos atuais e, em especial, para "denunciar tudo aquilo pisoteia os direitos fundamentais das populações indígenas".

Brasil Argentina Igreja Católica Deus Jesus Vaticano indígena Papa Francisco cocar

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada