Cloe Fields e Christian Zelada - Divulgação / Redes Sociais
Tecnologia

Para ser resgatado de acidente, casal usa tecnologia surpreendente via satélite

O casal caiu em um cânion após desviar de outro veículo, capotando por 90 metros

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/12/2022, às 10h00

Cloe Fields, 23, e Christian Zelada, 24, capotaram no Cânion do Macaco, na Califórnia, por 90 metros, no último dia 13. Os dois foram resgatados sem graves ferimentos e presos em um local que não tinha sinal de telefone.

Ambos foram resgatados graças à tecnologia via satélite do smatphone que possuíam. Em uma entrevista, Fields disse como estavam após o acidente: "Só tivemos hematomas no rosto, cortes e um pouco de dor no pescoço e, agora, uma leve concussão".

John Gilbert, o sargento do Departamento de Polícia do Condado de Los Angeles, disse que foi um “milagre” o casal ter sobrevivido. "Normalmente temos fatalidades. É [uma região] muito íngreme e alta", disse Gilbert, que também é coordenador da equipe de busca e resgate de Montros”.

Socorro via satélite

Após caírem em um desfiladeiro em que não tinha sinal de celular, Zelada encontrou o smatphone de Fields a cerca de 10 metros do carro, com a tela quebrada. O smartphone, um iPhone 14, alertou para que eles entrassem em contato com serviços de emergência através de um novo recurso via satélite.

A Apple afirma que o novo serviço permite que os usuários enviem mensagens de emergência por satélites a centenas de quilômetros da Terra, assim, o telefone transmite as repostas a algumas curtas perguntas para um centro de atendimento, junto da localização do telefone.

Fields contou que o telefone o instruiu a apontar para um satélite e segurá-lo ali, a polícia recebeu uma ligação do call center da emergência da Apple e despachou a equipe de busca e resgate de Montrose, o corpo de bombeiros de Los Angeles e outras agências para o local, segundo a Folha de S. Paulo.

tecnologia carro satélite acidente smartphone casal cânion

Leia também

Vaticano altera regras para investigações de supostos 'fenômenos sobrenaturais'


Após morte de Diana, esposa de John F. Kennedy Jr. tentou convencê-lo a falar com os filhos da princesa


Homem é morto por policiais após tentar atear fogo em sinagoga na França


Mais de 11 milhões de pessoas não sabem ler e escrever no Brasil, aponta censo


Aos 99 anos, dentista mais velho do mundo continua trabalhando no Japão


Após 8 anos, cientistas desvendam mistério de 'borboleta gigante' no espaço