Imagem ilustrativa de peça da coleção Bronzes do Benim - Getty Images
Coleção

Parte da coleção “Bronzes do Benim” é devolvida pela Alemanha para a Nigéria

A coleção havia sido saqueada na era colonial

Redação Publicado em 21/12/2022, às 13h43

Na última terça-feira, 20, em Abuja, na Nigéria, por meio de uma cerimônia oficial, a Alemanha devolveu uma parte da coleção nomeada de “Bronzes do Benim” para a Nigéria. A coleção havia sido saqueada na era colonial e a ministra do Exterior da Alemanha, Annalena Baerbock, disse "estamos corrigindo um erro" se referindo a ação de devolução da obra. 

"Hoje, devolvemos os Bronzes do Benim ao lugar ao qual eles pertencem; ao povo da Nigéria", disse Annalena durante a cerimônia de entrega. Ainda, segundo informações apuradas pela DW via UOL, faltam algumas peças serem devolvidas ao país.

A coleção 

Ao todo, foram repatriados 22 artefatos de bronze. A coleção contém milhares de peças, e data a partir do século 16. Ainda, as peças antes de serem saqueadas em 1897 por forças britânicas ficavam localizadas no palácio real da cidade do Benim. 

Claudia Roth, ministra da Cultura da Alemanha, comentou sobre a devolução das peças da coleção: "Queremos devolver algo que nunca pertenceu a nós", e ainda completou a sua fala à DW: "Esse ato de restituição significa o reconhecimento da injustiça de um passado colonial, quando tesouros roubados eram apropriados"

Com o retorno das peças, a Nigéria deseja realizar uma exposição com elas no começo de 2023. A Alemanha ainda teve o comprometimento de colaborar enviando dinheiro à Nigéria para a construção do museu. 

Atualmente, as peças da coleção se encontram espalhadas por museus nos Estados Unidos e na Europa

Alemanha Nigéria coleção Bronzes do Benim

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023