O candidato Luiz Inácio Lula da Silva - Getty Images
Eleição

Partido de Ciro, PDT anuncia apoio a Lula no segundo turno

"Tomamos uma decisão unânime", revelou o presidente do partido, Carlos Lupi

Redação Publicado em 04/10/2022, às 16h22

O PDT, partido de Ciro Gomes, anunciou nesta terça-feira, 4, que apoiará a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições para presidente. A decisão foi comunicada após reunião entre membros do partido realizada na manhã de hoje.

"Uma hora e meia de reunião com toda a Executiva Nacional do partido, mais os presidentes estaduais, os presidentes de movimentos, os deputados federais de mandato, senadores. E tomamos uma decisão unânime, sem nenhum voto contrário, a decisão de apoiar o mais próximo da gente, que é a candidatura do Lula", disse o presidente do PDT, Carlos Lupi, de acordo com informações do g1.

"Bolsonaro, na nossa opinião, representa o atraso do atraso do atraso desse país, um aspirante a ditador, malversador do dinheiro público, um homem da falsa fé cristã", prosseguiu o político, que ressaltou: "Nosso trabalho para derrotar Bolsonaro tem que ser a prioridade absoluta. Derrotar Bolsonaro é uma causa nacional, uma causa da pátria, uma causa dos democratas".

Disputa presidencial

Com 3% dos votos, o candidato do PDT, Ciro Gomes, ficou em quarto lugar nas eleições do último domingo. Ele foi escolhido por 3,5 milhões de brasileiros, ficando atrás de Simone Tebet , do MDB, quem recebeu 4,2% dos votos (4,9 milhões).

Conforme informou o Correio Braziliense, mais cedo, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, anunciou que o partido estaria "marcando horário com o MDB e com o União Brasil", além do PSDB, a fim de tratar sobre um possível apoio a Lula. O petista disputará a presidência com o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), em votação a ser realizada no próximo dia 30.

Ciro eleição apoio Bolsonaro campanha Lula PDT Tebet

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro