O premiê António Costa - Getty Images
Portugal

Partido Socialista vence pleito em Portugal

Além da reeleição do premiê António Costa, PS conquistou maioria das cadeiras no Parlamento

Fabio Previdelli Publicado em 31/01/2022, às 12h10

No último domingo, 30, o primeiro-ministro António Costa foi reeleito nas eleições legislativas que foram realizadas em Portugal. Filiado ao Partido Socialista (PS), Costa terá maioria no Parlamento, já que o PS conquistou 117 das 230 cadeiras (42% dos votos).

É uma vitória para a humildade, a confiança e a estabilidade", declarou o premiê após a divulgação do resultado. "Uma maioria absoluta não é o poder absoluto, mas um acréscimo”.

Conforme aponta a agência ANSA, esta é apenas a segunda vez que o PS consegue uma maioria absoluta no Parlamento. Com isso, o primeiro-ministro não precisará mais de coalizões para governar, embora afirme que as conversas ‘continuarão’ para que seu governo seja de consenso. 

"Essa maioria só foi possível porque se juntaram ao PS milhares de cidadãos de vários pensamentos políticos que entenderam que era o nosso partido quem poderia garantir as melhores condições de estabilidade", completou. 

No poder desde 2015, António Costa governava, até então, com alianças que contavam com o Bloco das Esquerdas, radicais e os comunistas. Entretanto, com a rejeição da Lei de Orçamento de 2022, que foi reprovada por conta dos aliados se unirem à oposição, uma nova eleição foi convocada.

Portugal Europa notícias eleições Parlamento Partido Socialista António Costa

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna