Fotografia do interior do Aeroporto El Prat, onde se deu o incidente - Divulgação/ Wikimedia Commons
Aeroporto

Espanha: Passageiros são barrados dentro de avião após suspeita de vazamento radioativo

Uma mala que armazenava material médico passou por um vazamento, levando a aeronave a permanecer fechada até que o incidente fosse investigado

Redação Publicado em 20/02/2024, às 13h59

Nesta manhã de terça-feira, 20, o Aeroporto El Prat, situado em Barcelona, acionou alguns protocolos de emergência após ser detectado um vazamento de material médico de uma bagagem que carregava substâncias usadas no tratamento oncológico (de câncer). 

Essas substâncias, vale mencionar, são por vezes radioativas — motivo pelo qual a situação foi considerada potencialmente perigosa. Em resposta, os passageiros da aeronave onde estavam a mala tiveram sua saída do local barrada até que a tripulação determinasse que era seguro fazê-lo. 

O incidente, embora alarmante, é de pequena escala, e não levou à paralisação das atividades do aeroporto, segundo informações repercutidas pelo portal O Globo. 

Desdobramentos 

Após investigação do Serviço de Coordenação da Atividade Radioativa, foi determinado que o vazamento ou não ocorreu, ou era de substâncias de "baixa intensidade" de radioatividade, de forma que não oferecia perigo

Outro detalhe de relevância é que a Polícia da Catalunha (conhecida no país como "Mossos d'Esquadra") iniciou sua própria apuração a respeito da ocorrência. 

Mundo Espanha avião notícia aeroporto Radioativo mala passageiros

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro