Patinador russo é criticado por usar uniforme inspirado em prisioneiros dos campos de concentração nazistas - Reprodução Twitter
Esporte

Patinador russo usa uniforme inspirado em prisioneiros dos campos de concentração nazistas

A Liga Antidifamação emitiu uma nota classificando o traje como “ofensivo” e “insensível”

Fabio Previdelli Publicado em 05/12/2019, às 11h58

O atleta russo de patinação no gelo, Anton Shulepov, de 23 anos, foi duramente criticado ao se apresentar numa competição de patinação artística com um uniforme inspirado na roupa usada por prisioneiros dos campos de concentração nazistas.

Na ocasião, Shulepov apareceu com uniforme de listras verticais azuis e brancas, além de uma estrela amarela em seu peito, logo acima de uma sequência numérica que simularia o número de registro de um prisioneiro.

A apresentação, que ocorreu semana passada em uma competição em Turim, na Itália, era baseada pelo tema musical de A lista de Schindler, filme clássico sobre o Holocausto. A Liga Antidifamação emitiu uma nota oficial classificando o traje do russo como “ofensivo” e “insensível”.

Como se não bastasse o episódio durante a competição, a Federação Internacional de Patinação Artística chegou a colocar uma foto de Shulepov com o uniforme nazista em uma lista de disputa de melhores do ano. De acordo com uma reportagem publicada no The Washington Post, a entidade se desculpou e alegou que cometeu um erro na escolha da foto correta.

Nazismo Holocausto A Lista de Schindler uniforme polêmica Anton Shulepov Estrela de Davi prisioneiros dos campos de concentração

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!