Osso de cavalo que teria servido como patins - Divulgação/Czech Radio
Patins de gelo

Patins de gelo de 1000 anos feitos de ossos são encontrados na República Tcheca

Artefatos milenares foram encontrados por uma equipe de pesquisadores do Museu Comenius, na cidade tcheca de Přerov

Giovanna Gomes Publicado em 18/03/2024, às 09h44

Arqueólogos do Museu Comenius, em Přerov, fizeram uma descoberta intrigante: um par de patins de gelo feitos de ossos de animais na cidade de Přerov, localizada na região de Olomouc, na República Tcheca.

A descoberta se deu durante escavações na Praça Superior da cidade, onde séculos atrás havia uma série de assentamentos menores ao longo dos ramos do rio Bečva. A história de Přerov remonta ao século 12. Segundo os arqueólogos, os patins, que estavam em meio a fragmentos de cerâmica, datam de cerca de 1.000 anos atrás.

Eles são feitos da canela de um cavalo, e possuem uma ponta esculpida e com uma perfuração, além de um segundo furo na parte de trás para prender uma alça. Como mencionou o portal Heritage Daily, essa alça provavelmente seria amarrada a um sapato ou, possivelmente, a um trenó.

Sobre superfícies congeladas

Em declarações à Rádio Praga Internacional, Zdeněk Schenk, arqueólogo da escavação, apontou que as pessoas na época possivelmente caminhavam sobre a superfície congelada utilizando patins e um ou dois bastões. O profissional ainda destacou que elas também poderiam "prender as lâminas a trenós para transportar uma carga de mercadorias sobre a água congelada."

Segundo o portal Heritage Daily, essa descoberta não é única: exemplos semelhantes de patins feitos de ossos de gado ou cavalos foram encontrados em Přerov e outras partes da Europa.

arqueologia cavalo República Tcheca osso Patins

Leia também

Museu Britânico recupera 626 tesouros históricos desaparecidos, incluindo itens de a.C.


Irã: 260 pessoas são presas após reunião ‘satanista’, entenda!


Ator de 'The Office' revela ter furtado objeto do cenário da série


Jornal aponta que rei Charles já é mais rico que rainha Elizabeth, entenda!


Elon Musk diz que em 30 anos humanos vão colonizar Marte


Brasileiro é flagrado com cocaína no corpo e acaba condenado na França