Área especializada em São José dos Campos que receberá o Space Studies Program em 2023 - Divulgação/Inpe
Ciência

Pela primeira vez, Brasil irá sediar o maior programa espacial do mundo

Selecionada pela Universidade Espacial Internacional, a cidade paulista de São José dos Campos deve sediar o evento em 2023

Pamela Malva Publicado em 27/02/2021, às 11h45

Em 1987, a Universidade Espacial Internacional lançou a primeira edição do Space Studies Program (SSP), realizada no Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT). Agora, pela primeira vez em sua história, o programa espacial será sediado no Brasil.

Segundo anunciado pela universidade, a edição da iniciativa prevista para 2023 acontecerá em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Antes do município, só a cidade chilena de Val Paraíso teve a oportunidade de sediar o SSP na América Latina.

Para a próxima edição, a prefeitura de São José dos Campos contará com a parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Assim, a edição brasileiroa do programa espacial terá dois meses de duração.

Como de costume da iniciativa, a edição do SSP em São Paulo contará com palestras de profissionais, competições de robôs e até lançamento de foguetes. A ideia é buscar a popularização e democratização da ciência e das demais atividades espaciais.

Agora, a universidade deve realizar uma visita técnica na cidade, a fim de consolidar a escolha. A prefeitura de São José dos Campos, então, já está se preparando para receber os mais de 300 profissionais de 20 países diferentes que devem participar da feira.

Brasil ciência notícia São José dos Campos Space Studies Program programa espacial

Leia também

Madonna é homenageada como cidadã honorária do Rio de Janeiro


Após estadia, Madonna deixa mensagem no ‘Livro de Ouro’ do Copacabana Palace


Turma da Mônica: Cascão entra na água para ajudar Rio Grande do Sul


Bola de Ouro que Maradona ganhou em 1986 irá a leilão na França


Vestígios de uma das primeiras colônias da América do Norte são descobertos


'Congestionamento' em montanha deixa alpinistas suspensos por mais de uma hora na China