Joe DiMeo antes e depois dos transplantes - Divulgação/Centro Médico NYU Langone
Estados Unidos

Pela primeira vez, jovem passa por transplante de mãos e rosto

Tal procedimento foi realizado duas vezes na história, mas nunca foi tão bem sucedido quanto as cirurgias feitas em Joe DiMeo

Pamela Malva Publicado em 04/02/2021, às 15h00

Em julho de 2018, o jovem Joe DiMeo, de 22 anos, sofreu um acidente automotivo que deixou 80% de seu corpo queimado. Dois anos depois, ele passou por um transplante duplo de mãos e rosto e, agora, está completamente recuperado, segundo o UOL.

Foram cinco meses de reabilitação após os procedimentos, que foram realizados em agosto de 2020. Antes dos transplantes, entretanto, o jovem ainda teve de passar por outras 20 cirurgias construtivas e diversas transfusões de sangue. 

Mesmo com apenas 6% de chance de encontrar um doador, segundo a revista People, Joe teve a ajuda do programa Gift of Life e, assim, recebeu os órgãos perfeitos. No total, então, a cirurgia durou 23 horas e exigiu máxima concentração da equipe, que contava com 140 profissionais do Centro Médico NYU Langone, em Nova York.

Imagens de Joe depois do acidente e já transplantado / Crédito: Centro Médico NYU Langon

 

Além dos transplantes, os cirurgiões também reconectaram cinco artérias, dois ossos, duas veias principais, 21 tendões e três nervos no corpo do jovem paciente. As partes mais complexas, contudo, ainda seriam as substituição das mãos e do rosto.

Nos meses que antecederam o procedimento, inclusive, o cirurgião plástico Eduardo Rodriguez fez questão de contar a Joe sobre outras duas tentativas da mesma cirurgia que não deram certo. Mesmo transplantados, um dos pacientes morreu devido a uma infecção e o outro apresentou rejeição às mãos que recebeu, de acordo com o UOL.

Com o jovem, todavia, os resultados foram surpreendentes e, meses depois da cirurgia, com a fisioterapia indo de vento em popa, Joe se diz grato. "Posso sentir o pelo do meu cachorro, ou [seu toque] quando ele lambe a palma da mão, e isso me deixa feliz", conta.

notícia acidente cirurgia doação Estado Unidos transplante queimadura

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada