Soldados doentes de gripe espanhola nos EUA - Wikimedia Commons
Pandemia

Pesquisa revela a ligação direta entre a pandemia de Gripe Espanhola e o Terceiro Reich

Pesquisadores relacionaram a doença de 1918 com a ascensão dos soldados da SS, na Europa

Penélope Coelho Publicado em 06/05/2020, às 12h09

Durante a pandemia do novo coronavírus, fatos sobre as antigas epidemias que assolaram o mundo, de maneira semelhante, têm voltado à tona, despertando curiosidade e novas pesquisas. Um estudo publicado pela Federal Reserve de Nova York analisou a relação da Gripe Espanhola com o crescimento do Partido Nazista alemão no século 20.

Segundo o economista e autor da pesquisa, Kristian Blickle, as mortes causadas pela pandemia de gripe entre 1918 e 1920 moldaram profundamente a sociedade alemã, principalmente nas cidades com o maior número de vítimas.

Consequências

Mais de 50 milhões de pessoas morreram em decorrência desse vírus no mundo. No estudo, os pesquisadores argumentam que a gripe causou uma grande revolta na população especialmente em jovens, gerando um sentimento de ódio aos estrangeiros.

"Isso se sustenta mesmo quando controlamos a composição étnica e religiosa de uma cidade, o desemprego regional, votos anteriores da direita e outras características locais que supostamente levam à participação extremista dos votos.", afirmou Blickle.

Para o jornal britânico Independent, os nazistas buscaram benefícios nos deslocamentos sociais causados pela doença. Após a derrota na Primeira Guerra, enfatizando a eleição de um partido extremista.  

Na reportagem publicada pelo periódico inglês, as comparações entre as pandemias têm sustentação, já que enquanto o planeta vive o surto de coronavírus, não há uma certeza de como a ordem mundial irá se estabelecer após o fim da doença.

Os pesquisadores se mostram preocupados com o atual cenário global: "Somos cautelosos com a interpretação de nossos resultados [...] No entanto, o estudo oferece uma nova contribuição para a discussão em torno dos efeitos a longo prazo das pandemias”, contou o autor.

Terceiro Reich estudo Gripe Espanhola pandemia

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada