Jogo "Triunfos de Tarlac" - Triunfos de Tarlac/Divulgação
Entretenimento

Pesquisador da USP cria o primeiro game de arqueologia do Brasil

O jogo tem o intuito de mergulhar os usuários no universo das histórias da Era Medieval

Giovanna de Matteo Publicado em 18/08/2020, às 09h10

Segundo o Jornal da USP, os Triunfos de Tarlac, jogo de tabuleiro e estratégia, desenvolvido pelo pesquisador Vinicius Marino Carvalho, do Laboratório de Estudos Medievais (Leme), em parceria com o Grupo de Pesquisa Arise (Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas) da USP, foi inspirado em um manuscrito cujo título em irlandês é “Caithréim Thoirdhealbhaigh”, que em português significa “Os Feitos de Combate”, ou “Triunfos de Tarlac”.

O game se passa durante o reino de Tarlac, o Rei de Thomond, que ocupava a costa oeste da Irlanda, região conhecida atualmente como condado de Clare. Mais precisamente, o jogo leva o usuário até a Irlanda do século 13 e 14, quando os comerciantes ingleses tentavam expandir seus negócios a partir da  criação de reinos vassalos da coroa inglesa na região.

Guerras entre dinastias, assassinatos, fome e catástrofes climáticas, como a Era do Gelo, são desafios que os jogadores poderão enfrentar durante as partidas. “A cada turno, novas tragédias acontecem, eventos fracassam e os jogadores vão poder ver como isso afetava os reinos. Em tese, como a economia e o ambiente afetavam as ações humana”, disse Marino.

Neste universo, cada jogador terá que controlar um clã, no qual o objetivo será gerir reinos e dominar os adversários.“O jogo está em fase de testes, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2021”, completou o criador.

O game será lançado em mídia física, em fomato de tabuleiro, e em uma versão virtual no software Tabletop Simulator. “Nossa ideia é produzirmos pelo menos uma versão 100% gratuita — com materiais que possam ser baixados e impressos pelos jogadores”, explicou.

História jogo notícia game Irlanda História Medieval

Leia também

20 soldados de Camboja morrem após explosão de munições devido ao calor


Livro de 1823 furtado no Pará é recuperado em Londres pela Polícia Federal


Kate Middleton compartilha foto da princesa Charlotte em seu aniversário


Arábia Saudita: Mulher de 29 anos é presa após publicar conteúdo feminista


Revogação de lei antiaborto de 1864 é aprovada pelo Senado do Arizona, nos EUA


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada