Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Livro

Livro de 1823 furtado no Pará é recuperado em Londres pela Polícia Federal

Livro publicado durante o século 19 foi furtado do Museu Emílio Goeldi, no estado do Pará, há 16 anos

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 02/05/2024, às 09h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Polícia recuperou livro datado de 1823 - Divulgação/Polícia Federal
Polícia recuperou livro datado de 1823 - Divulgação/Polícia Federal

Um livro publicado em 1823, furtado do Museu Emílio Goeldi em Belém (PA) em 2008, foi recuperado por policiais federais brasileiros em Londres, na Inglaterra, nesta quarta-feira, 1. A PF não forneceu detalhes sobre os métodos utilizados para encontrar e recuperar o livro, mas destacou a cooperação da Polícia Metropolitana de Londres.

De autoria do alemão Johann Baptist von Spix, o livro intitulado "Simiarum et vespertilionum Brasiliensium species novae" é uma coleção que aborda a fauna e a flora brasileiras, com ênfase em macacos.

Segundo o portal de notícias G1, o exemplar estava entre os livros históricos furtados do museu paraense em 2008, resultando na denúncia, em 2011, de três servidores do museu por peculato culposo, de acordo com a PF.

Obras recuperadas anteriormente

Anteriormente, a PF já havia recuperado outros dois livros, um na Argentina em dezembro de 2023 e outro em Londres em março deste ano. No último Dia do Livro, em 23 de abril, o Museu Emílio Goeldi anunciou o resgate de outro livro que também havia desaparecido no furto de 2008: "Delectus Florae et Faunae Brasiliensis", de Johann Christian Mikan.

Embora a PF tenha informado que o estado do livro recuperado é "bom", ele será submetido a perícia ao chegar ao Brasil. Além disso, as autoridades estão investigando o envolvimento de intermediários e receptadores de obras de arte no furto do livro do museu e em seu envio a Londres.