O filhote de pinguim que nasceu recentemente no zoológico - Divulgação/Zoológico Rosamond Gifford
Reino Animal

Pinguins machos se tornam pais de filhote em zoológico nos EUA

O casal de pinguins do mesmo sexo está ‘fazendo um ótimo trabalho’ depois de adotar o primeiro filhote, informou o diretor da instituição

Isabela Barreiros Publicado em 02/02/2022, às 12h37 - Atualizado às 13h55

Um par de pinguins machos adotou seu primeiro filhote no Zoológico Rosamond Gifford, em Nova York, nos Estados Unidos e, segundo informou o diretor da instituição, estão realizando um “ótimo trabalho” como pais.

Os dois são pinguim-de-humboldt do mesmo sexo, chamados Elmer e Lima, que se uniram e construíram um ninho na época da reprodução, embora não tivessem o próprio ovo. Eles passaram a proteger seu território e se comportavam como pinguins reprodutores.

Pensando no fato de que os pais biológicos do ovo já haviam quebrado outros anteriormente, os trabalhadores do zoológico decidiram realizar um experimento e dar ao casal um ovo falso para observar se eles cuidariam dele de maneira adequada.

Alguns pares, quando recebem um ovo fictício, sentam no ninho, mas deixam o ovo de lado e não o incubam corretamente, ou brigam por quem vai sentar nele quando", explicou Ted Fox, diretor do zoológico, em nota.

Ele acrescentou: “É assim que avaliamos quem serão bons pais adotivos — e Elmer e Lima foram exemplares em todos os aspectos do cuidado com os óvulos”. Por isso, os especialistas puderam trocar o ovo falso por um ovo fértil.

Foi em 1º de janeiro que o ovo verdadeiro eclodiu e deu aos dois um filhote, o qual eles estão cuidando como profissionais desde então. Segundo Fox, os pais o mantém sempre aquecido e alimentado.

Ele continua sendo cuidado por Elmer e Lima, que estão fazendo um ótimo trabalho", afirmou o diretor.

Como noticiou o portal LiveScience, Fox ressaltou ainda que os pares de pinguins do mesmo sexo são exemplos de como a ideia de “família” não é definida para a espécie e que as famílias não tradicionais podem fazer um ótimo trabalho na criação dos filhos.

Estados Unidos História homossexualidade notícia Pinguim Zoológico

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Afinal, quantas pirâmides egípcias ainda existem?


Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington