Carta escrita por Vlad, o Empalador, em 4 de agosto de 1475 - Divulgação / Gleb Zilberstein
Conde Drácula

Pistas de 550 anos podem revelar detalhes sobre homem que inspirou o Conde Drácula

Análise feita por trio de pesquisadores deve interpretar vestígios bioquímicos em carta

Redação Publicado em 15/12/2022, às 08h23

Um grupo de cientistas acredita que em breve conseguirá obter informações sobre as origens e a vida do homem real que inspirou a criação do Conde Drácula.

Segundo os pesquisavodes cazaques Gleb e Svetlana Zilberstein e o professor Pier Giorgio Righetti, da Universidade Politécnica de Milão, isso será possível graças a um novo método desenvolvido por eles, o qual coleta e interpreta vestígios bioquímicos de figuras históricas.

Conforme informaram os cientistas ao The Guardian, o trio se uniu em Tel Aviv, a fim de tentar reconstruir figuras históricas a partir de dados genéticos obtidos através de saliva, suor e impressões digitais.

O Drácula da vida real

No caso do personagem real que inspirou Drácula, o grupo busca evidências em cartas escritas há mais de 500 anos por Vlad Drácula. Conhecido também como "Vlad, o Empalador", o homem em questão foi o imperador da Valáquia, ao sul da atual Romênia. Ele ficou conhecido por sua brutalidade contra inimigos, uma vez que exibia seus corpos presos a estacas.

No mês de maio, Gleb e Svetlana estiveram na Transilvânia a fim de analisar o manuscrito escrito ao povo de Sibiu, na atual Romênia, em 4 de agosto de 1475. O documento, segundo informações do portal UOL, avisava que o imperador se mudaria para a cidade.

A análise deve revelar as condições moleculares de Vlad Drácula no momento em que manuseou a carta, como por exemplo "o que ele havia comido e como era a atmosfera ao seu redor".

notícias Vampiro carta drácula análise Vlad Drácula genéticos

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro