Imagem do planeta TOI-270 d - Divulgação/ NASA
Astronomia

Planeta coberto de oceanos pode ter sido detectado por James Webb

Informações coletadas pelo telescópio James Webb a respeito de um planeta de fora de nosso Sistema Solar estão animando cientistas

Redação Publicado em 08/03/2024, às 11h07

Uma equipe de cientistas da Universidade de Cambridge acredita ter identificado um exoplaneta (de fora do Sistema Solar) que pode ser coberto de oceanos. Eles chegaram à conclusão após analisar dados coletados pelo super telescópio espacial James Webb. 

O planeta, que foi batizado de "TOI-270 d", fica a 70 anos-luz de distância da Terra, e possui uma mistura de gases em sua atmosfera que sugere a presença de grandes corpos d'água. 

A maior dúvida diz respeito à temperatura do TOI-270 d, que pode ser muito quente para ter água na forma líquida: conforme repercutiu o The Guardian, uma outra equipe, ao examinar os mesmos dados, calculou que tinha uma temperatura média de 4 mil °C. 

Mesmo que este exoplaneta seja frio o suficiente para ter um oceano, porém, é improvável que ele seja habitável. "O oceano pode estar acima de 100 graus [Celsius] ou mais", apontou Nikku Madhusudhan, o líder da pesquisa mias recente. 

Mais detalhes 

Independentemente de qual seja a situação do TOI-270 d, porém, sua análise em si é uma boa notícia para a astronomia. Isso pois a possibilidade de analisar as substâncias químicas em um planeta distante, o que apenas é possível graças à enorme potência do James Webb, abre portas que facilitam a busca por vida no Universo. 

notícias astronomia planeta james webb

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA