O Congresso Nacional - Getty Images
Atos de 8 de janeiro

Polícia Federal cumpre mandados contra suspeitos de financiar atos golpistas

Os mandados, relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, estão sendo cumpridos em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal

Giovanna Gomes Publicado em 08/01/2024, às 10h15 - Atualizado às 13h38

Nesta manhã de segunda-feira, 8, a Polícia Federal executa mandados contra indivíduos suspeitos de financiar e promover atos golpistas direcionados às sedes dos Três Poderes em Brasília, ocorridos exatamente um ano atrás, em 8 de janeiro de 2023.

No total, 47 ordens judiciais estão sendo cumpridas, incluindo um mandado de prisão preventiva contra um indivíduo na Bahia e 46 mandados de busca e apreensão em diversas localidades do país.

Até o momento desta atualização, os nomes dos alvos não foram divulgados. Contudo, informações obtidas pela TV Globo indicam que a prisão preventiva é direcionada a Wagner Ferreira Filho, acusado de financiar um ônibus de manifestantes ao pagar R$ 24 mil. Seu material genético teria sido encontrado no Congresso Nacional após os eventos.

Diversos estados

Segundo informações do portal de notícias G1, as ações da Polícia Federal estão sendo realizadas no Distrito Federal e em diversos estados, incluindo Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina.

A operação conta com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), e o ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio e a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Conforme as investigações, os danos ao patrimônio público são estimados em cerca de R$ 40 milhões.

notícias Brasília Polícia Federal Congresso Nacional 8 de janeiro mandados

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro