Fotografias da escavação - Divulgação/Sociedade Arqueológica de Cheptow,
Arqueologia

Correndo contra o tempo: Ponte romana é escavada em apenas 2 horas no País de Gales

Pesquisadores trabalharam contra o relógio para revelar a estrutura antes do local voltar a ficar submerso por um rio; entenda!

Ingredi Brunato Publicado em 10/08/2023, às 12h59

Na última semana, uma escavação nas margens do rio Wye, localizado no País de Gales, trouxe à tona os vestígios de uma ponte datada da época em que o local estava sob dominação do Império Romano. 

A estrutura arqueológica, vale mencionar, já havia sido identificada anteriormente por volta da virada do século 20 para o 21, mas costuma estar embaixo d'água, o que dificulta sua exploração, segundo repercutiu o portal South Wales Augus. 

A escavação, assim, apenas foi possível graças a um "evento de maré baixa extrema na última sexta-feira, 4", conforme explicou Simon Maddison, que faz parte da Sociedade Arqueológica de Cheptow, órgão que realizou o projeto. 

Um detalhe curioso é que o grupo teve apenas uma janela temporal de duas horas para revelar a ponte antes das águas do rio voltarem a cobrir o local, de forma que trabalharam contra o relógio a fim de investigar a descoberta

O achado 

A equipe conseguiu localizar madeiras verticais em uma poça de maré no local da travessia romana (...) Ao escavar em torno deles, pudemos expor madeiras muito importantes e belas juntas que provavelmente fizeram parte de um píer", apontou Maddison

A construção romana passou cerca de 100 anos soterrada pela lama do fundo do rio. Agora, o próximo passo da pesquisa é realizar análises em laboratório das amostras de madeira que foram coletadas, assim buscando precisar melhor a idade do achado. 

descoberta notícias arqueologia País de Gales ponte romana

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência