Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Capela é descoberta atrás de parede de mosteiro em Nápoles

Embora o prédio seja usado como sede para um órgão do governo napolitano, ninguém fazia ideia da existência do local

Redação Publicado em 08/08/2023, às 12h19 - Atualizado em 10/08/2023, às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de afrescos da pequena capela - Divulgação/ Redes Sociais/ Arquivo do Estado de Napoli
Fotografia de afrescos da pequena capela - Divulgação/ Redes Sociais/ Arquivo do Estado de Napoli

Durante uma restauração no mosteiro beneditino de São Severino de Noricum e São Sósio, uma antiga construção da cidade italiana de Nápoles, no sul do país, que sedia o Arquivo do Estado, trabalhadores descobriram uma capela até então desconhecida. 

Tudo começou durante a limpeza de uma parede, que acabou por revelar um afresco do século 16 que mostrava uma cena de Pietà — um gênero de arte cristã que representa a Virgem Maria com seu filho morto nos braços logo após a crucificação. 

+ O detalhe que pode passar despercebido na Pietà mais famosa de Michelangelo

Em duas paredes adjacentes a essa primeira, por sua vez, foi possível identificar mais obras de arte, levando os funcionários do local a perceberem que aquela era a estrutura de uma capela

Fotografia de afresco presente na capela / Crédito: Divulgação/ Redes Sociais/ Arquivo do Estado de Napoli

Foi uma verdadeira descoberta; não tínhamos ideia de que a capela estava lá. Agora vamos realizar pesquisas sobre os afrescos para datar a capela com mais precisão", afirmou o arqueólogo Luigi La Rocca, que trabalha para o governo de Nápoles, conforme repercutiu o portal Aleteia. 

Turismo 

Vale apontar que o achado arqueológico empolgou as autoridades da região por fornecer mais um incentivo ao turismo histórico da região. Após o estudo da antiga capela, a previsão é que ela seja aberta para visitação em breve.