John Lennon, ex-integrante da banda The Beatles - Wikimedia Commons
Estados Unidos

Por trecho racista, ativistas americanos querem mudar hino dos Estados Unidos

Além do mais, canção foi escrita por escravagista que defendia a posse de escravos — uma das opções seria Imagine, de John Lennon

Fabio Previdelli Publicado em 02/07/2020, às 17h00

Desde o assassinato de George Floyd, que foi asfixiado por um policial branco por mais de 8 minutos, uma nova onda de protestos do Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) reascendeu o debate racial nos Estados Unidos.

De lá pra cá, símbolos considerados supremacistas brancos também entraram na mira dos manifestantes, que derrubaram diversas estátuas de personalidades escravagistas. Agora, no entanto, o alvo dos ativistas se transformou em algo intangível, mas que mesmo assim possui uma simbologia muito grande para os estado-unidenses: o hino nacional do país (The Star-Spangled Banner).

Tudo porque, os versos da canção foram escritos por Francis Scott Key, que não era apenas um proprietário de escravos como também advogava para que pessoas tivessem o direito de “possuir” pessoas para serem escravizadas. Além do mais, um trecho do hino diz: “Nenhum refúgio poderia salvar o mercenário e os escravos do terror da fuga, ou da escuridão do sepulcro”.

De acordo com o jornalista Kevin Powell, Francis Scott Key era “alguém que realmente não acreditava na liberdade de todas as pessoas. Porém, isso não impede que todos os americanos celebrem o hino nacional toda vez que o cantam".

Assim, de acordo com uma notícia publicada pela Rolling Stones, muitos ativistas sugerem que o hino seja substituído por uma canção muito mais grandiosa e inspiradora: Imagine, do ex-Beatle John Lennon.

Outra alternativa, que já possui um abaixo-assinado com mais de 3 mil participantes, sugere que a nova canção símbolo do país seja American The Beautiful. Por outro lado, um time de futebol de Tulsa, em Oklahoma, adotou a canção This Land is Your Land, de Woody Guthrie, para o lugar de The Star-Spangled Banner.

Estados Unidos Beatles Hino Nacional notícia Protestos George Floyd black lives matter Jonh Lennon Imagine

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada