Suposta obra de Caravaggio - Casa Ansorena de Madri
Europa

Possível obra de Caravaggio recebe status de proteção na Espanha

Quadro quase foi leiloado por valor infinitamente menor no início deste ano

Fabio Previdelli Publicado em 22/12/2021, às 18h19

No início deste ano, uma pequena pintura a óleo foi colocada para ser vendida em um leilão espanhol por 1.500 euros. Porém, o quadro jamais recebeu uma oferta, visto que especialistas sugeriram que ela poderia ter sido pintada pelo mestre italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio. Agora, a pintura recebeu o status de proteção por ser um item de interesse cultural. 

Chamada de ‘Cristo flagelado’, a obra mede 111 centímetros por 86. Em abril, ela foi retirada de leilão após as suspeitas de que ela havia sido atribuída erroneamente à coleção do artista espanhol do século 17 José de Ribeira

Funcionários do museu do Prado, em Madri, afirmaram que há “evidências estilísticas e documentais suficientes” para sugerir que poderia ser um Caravaggio original, o que elevaria seu preço para mais de 50 milhões de euros. 

Nesta quarta-feira, 22, segundo o The Guardian, cerca de seis meses depois que o Ministério da Cultura da Espanha impôs uma proibição preventiva de exportação da pintura, o governo regional de Madri declarou formalmente a obra como um “bem de interesse cultural”.

Descrevendo-a como “um exemplo da excelência e do domínio pictórico do naturalismo italiano”  — movimento que teve grande influência na escola madrilenha do século 17. 

Elementos como as representações psicológicas das personagens, o realismo dos rostos, a força luminosa que ilumina o corpo de Cristo, a interação das três personagens e a comunicação que estabelece com o espectador tornam esta obra de grande interesse artístico”, disse o órgão em comunicado. 

Além do mais, a entidade disse que a obra merecia tal status de proteção independente de quem quer que fosse seu autor, embora as evidências apontem para o pintor italiano. “As informações que surgiram nos últimos meses, junto com os estudos realizados por especialistas, reforçam a tese de que é obra de Caravaggio”, completa a nota.

Leilão notícias Espanha obra Caravaggio

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!