Fotografia dos textos de Judá. - Divulgação/ Universidade de Tel Aviv
Arqueologia

Povos de Judá do período bíblico sabiam ler e escrever, indica estudo

Conclusão vêm da análise de textos de uma região remota de Judá, que revelaram diversos autores

Ingredi Brunato Publicado em 10/09/2020, às 15h21

Nessa quarta, 9, foi publicada na revista científica PLOS ONE uma pesquisa confirmando que a alfabetização era mais disseminada entre os habitantes do reino de Judá do que imaginado anteriormente. Até então, acreditava-se que o domínio da escrita era exclusivo aos escribas reais. 

Os pesquisadores da Universidade de Tel Aviv (TAU) analisaram 18 textos de datados de 600 antes de Cristo, que eram pertencentes a uma pequena região na fronteira de Judá, chamada Tel Arad. Fazendo uso de tecnologias de processamento de imagem e um examinador profissional de caligrafia, eles puderam concluir que haviam pelo menos 12 autores. 

Segundo os especialistas, a discussão sobre a alfabetização no reino de Judá, até então, era baseada na própria Bíblia. Como consequência, eles decidiram mudar esse debate para o campo empírico.

A interpretação consolidada era que os textos bíblicos, que eram mensagens de função ideológica em sua época, eram lidas para o público analfabeto durante eventos. Os achados dos cientistas criam uma narrativa diferente. 

"Considerando que a população de Judá se estimava em não mais que 120.000 pessoas,  e um lugar remoto como Tel Arad teve em um curto período de tempo pelo menos 12 autores, isso significa que a alfabetização não era exclusividade de um punhado de escribas reais em Jerusalém", explicou Israel Finkelstein, um professor envolvido no estudo. 

notícias Bíblia Jerusalém escribas Alfabetização Judá

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada