Imagem ilustrativa de prova sendo preenchida - Divulgação / Prefeitura de Santo Antônio de Posse
Brasil

Prefeitura de SP é proibida de questionar se candidato tem HIV em concursos

A decisão da Justiça ainda estipulou multa que pode atingir quantia milionária em caso de descumprimento

Wallacy Ferrari Publicado em 27/05/2022, às 12h12

A Justiça de São Paulo publicou uma liminar proibindo a Prefeitura de São Paulo a questionar candidatos de concursos públicos no município, através de questionários de saúde, se possuem "AIDS, hepatite ou alterações menstruais". A decisão, com caráter provisório, foi feita pelo juiz Renato Pereira Maia, da 11ª Vara da Fazenda Pública, após pedido da vereadora Juliana Cardoso (PT).

O magistrado ainda determinou que, em caso de descumprimento da medida, seja cobrada uma multa de R$ 1 mil, até o limite de R$ 1 milhão. A justificativa do pedido avalia que, dado o caráter sigiloso das condições que não devem interferir na função de trabalho, as perguntas são "flagrantemente ilegais".

É dizer, há vasta proteção legal à privacidade das pessoas que vivem com HIV e AIDS, com referências explícitas à tutela deste sigilo no ambiente de trabalho, na esfera pública e privada, de modo que, a exposição compulsória desta condição de saúde no formulado pela Prefeitura de São Paulo aos candidatos a servidores públicos, é flagrantemente ilegal", escreveu o juiz na decisão.

Fator menstruação

O último questionamento de saúde, relacionado a alterações menstruais, não está claramente associado a patologias, mas também é vedado pela CLT, visto que a lei "veda a adoção de critérios de acesso em razão de sexo ou estado de gravidez", além de não existir embasamento sobre as variáveis, visto que podem partir de sintomas completamente normais.

Brasil São Paulo saúde HIV menstruação decisão hepatite concurso público

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Passageira de voo registra imagens de estranho objeto sobrevoando Nova York


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação