Lula da Silva, candidato à presidência do Brasil - Getty Images
Lula

Presidentes de países latino-americanos felicitam Lula e o consideram vitorioso

Líderes manifestaram apoio ao petista após apuração das urnas

Redação Publicado em 03/10/2022, às 15h50

Chefes de Estado latino-americanos parabenizaram o ex-presidente Lula (PT) pelo resultado da eleição do último domingo. O candidato, que recebeu 48,23% dos votos, disputará a presidência no segundo turno com Jair Bolsonaro, que obteve 43,2% do total de votos.

De acordo com o portal Terra, uma das personalidades que comemoraram o cenário de vantagem do petista, ainda que pequena, foi o presidente argentino, Alberto Fernández.

"Parabenizo meu querido Lula por sua vitória no primeiro turno e transmito meu sincero respeito ao povo do Brasil por sua profunda expressão democrática", escreveu o mandatário em seu perfil no Twitter.

Também o líder mexicano Andres Manuel López Obrador declarou apoio ao candidato e ressaltou que "o povo do Brasil demonstrou mais uma vez sua vocação democrática e, principalmente, sua inclinação para a igualdade e a justiça".

Já o boliviano Luis Arce, depois de dizer que "o irmão Lula" venceu o primeiro turno, saudou "o povo brasileiro que mostrou que a democracia é a única forma de construir sociedades justas, inclusivas e com paz social". Enquanto isso, na Colômbia, Gustavo Petro também parabenizou o petista e a população "por sua enorme participação eleitoral".

Apoio a Bolsonaro

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, no entanto, parabenizou o rival de Lula e atual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro "por superar enormemente pesquisas imprecisas da imprensa fake news e por chegar ao segundo turno, que acontecerá no dia 30 de outubro com um oponente da esquerda radical".

"Agora que outros conservadores estão fora da disputa, o presidente Bolsonaro está em uma posição muito forte para uma grande vitória", declarou o republicano em sua rede social.

"Mais importante, ele sairá vitorioso porque o povo maravilhoso do Brasil aprecia o grande trabalho que ele fez e está fazendo. Tremenda arrancada dos eleitores nas últimas 24 horas", finalizou Trump.

presidente eleições vitória Bolsonaro líderes Lula parabenizam

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro