Imagem ilustrativa de família de neandertais - Foto de 12019, via Pixabay
Neandertais

Primeira família de neandertais é descoberta em caverna da Sibéria

Um estudo constatou que os DNAs de neandertais comprovam parentesco

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/10/2022, às 17h38

Na última quarta-feira, 19, um estudo genético foi publicado e esboça os contornos de uma “organização social” de uma mesma família de neandertais, que viviam em uma caverna da Sibéria há mais de 50.000 anos.

Sabe-se que alguns neandertais enterravam seus mortos, graças às escavações arqueológicas, e que eles fabricavam ferramentas e adornos, distante da imagem de brutos primitivos que muitos imaginam. Porém, pouco se sabe sobre sua estrutura social.

No sul da Sibéria, na Rússia, encontram-se as cavernas de Chagyrskaya e Okladnikov, ocupadas há cerca de 54.000 anos pelos neandertais. Lá, vários vestígios em uma única camada de depósitos, indicando vida daquele grupo no mesmo período.

Confirmação de DNA

O paleontologista Stéphane Peyrégne, um dos principais autores do estudo, explicou à AFP que usou técnicas para isolar o DNA humano antigo e capturá-lo. Foi confirmado que os restos procediam de 13 neandertais: 7 homens e 6 mulheres, entre eles 5 adolescentes ou crianças. Os pesquisadores encontraram uma mesma variante genética, que persiste em poucas gerações.

A heteroplasmia, a variante mencionada, foi encontrada em seu DNA mitocondrial, que foi transmitido pela mãe. Os genes revelaram também vínculos de parentesco, entre eles, um pai e uma filha adolescente, um menino e uma mulher adulta que pode ter sido sua tia, prima ou avó.

Segundo a Folha de S. Paulo, essas são provas diretas de que tais pessoas viviam na mesma época e pertenciam à mesma família. Benjamin Peter, que supervisionou as pesquisas, disse que graças à genética, "produzimos uma imagem concreta de como poderia ter sido uma comunidade de neandertais".

estudo neandertais DNA família parentesco metabolismo

Leia também

Planos de motociclistas para assassinar Mick Jagger são revelados em série


Operação da PF retira 2 mil armas de aeroporto alagado no Rio Grande do Sul


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Segundo estudo, mudança climática tornou chuvas no RS mais intensas


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alabama marca execução com gás nitrogênio de condenado que sobreviveu à execução