Alberto Fernández, presidente da Argentina, e Luiz Inácio Lula, presidente do Brasil - Getty Images
Política

Lula revela destino de primeira viagem internacional: 'Ações concretas'

Presidente recém-empossado, Lula fará sua primeira viagem oficial internacional no próximo dia 23

Éric Moreira, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 02/01/2023, às 16h03

O presidente recém-empossado Luiz Inácio Lula da Silva, que teve sua cerimônia de posse presidencial realizada no último domingo, 1, deve viajar para a Argentina em breve, ainda no mês de janeiro, no próximo dia 23, para participar da reunião da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). As informações foram divulgadas pelo UOL, e transmitidas pelo próprio presidente argentino, Alberto Fernández.

De acordo com Fernández, que esteve presente na cerimônia de posse de Lula, existe grande expectativa com a eleição do petista em toda a América-Latina. "Esperamos poder avançar em tudo o que conversamos hoje, tomando decisões e colocando em marcha ações concretas", afirmou em entrevista a jornalistas no Palácio do Itamaraty. Em sequência, destacou a importância do presidente brasileiro para o continente e evidenciou uma perda do protagonismo do país na região:

No dia 24 nos reuniremos com a Celac, em Buenos Aires. Pessoalmente acredito que Lula é um líder regional e vai dar o impulso à América Latina. Sua presença é a volta do Brasil a todos os Fóruns internacionais."

Alberto Fernández comentou ainda que a ausência do Brasil nos Fóruns Internacionais "foi muito evidente", e que "o Brasil é um país importante na região para que se ausente."

Alberto Fernández e Luiz Inácio Lula da Silva, presidentes da Argentina e do Brasil, respectivamente / Crédito: Getty Images

 

Viagens ao exterior

De acordo com auxiliares do presidente Lula, como informado pelo UOL, a viagem que o petista fará para a Argentina será apenas a primeira de muitas que deve fazer ao exterior muito em breve. Entre as primeiras, também se destacam uma aos Estados Unidos, para um encontro com Joe Biden, e à China, com Xi Jinping.

De acordo com pronunciamentos de Lula ao longo de sua campanha política, é importante, atualmente, recuperar a imagem e protagonismo do Brasil no exterior. Apesar disso, no entanto, o presidente eleito não deve comparecer ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, que entra em contato com a viagem à Argentina.

Porém, em seu lugar comparecerão como representantes seu vice-presidente e ministro de Desenvolvimento e Comércio, Geraldo Alckmin, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Além deles, também devem comparecer ao evento na Suíça a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Brasil Mundo Argentina notícias Política Diplomacia viagens Lula Alberto Fernández

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro