Estação Espacial Internacional (ISS) - Nasa
Espaço

Primeiro estudo arqueológico no espaço é iniciado

Cientistas estão conduzindo um experimento importante na Estação Espacial Internacional (ISS)

Isabela Barreiros Publicado em 20/01/2022, às 09h48

Nesta semana, um experimento arqueológico começou a ser desenvolvido pela primeira vez no espaço por cientistas que querem entender as mudanças que aconteceram ao longo do tempo na famosa Estação Espacial Internacional (ISS).

Embora na Terra os arqueólogos geralmente escavem o terreno estudado em quadrados de um metro para iniciar as investigações, no caso da ISS, não há nenhum local para ser cavado, o que os levou a uma estratégia diferente.

Por meio do Sampling Quadrangle Assemblages Research Experiment, ou SQuARE, a equipe do Projeto Arqueológico da Estação Espacial Internacional (ISSAP) desenvolveu adaptou a técnica do “poço teste” usada em as amostras terrestres.

The Sampling Quadrangle Assemblages Research Experiment - the first in situ documentation of the material culture of a space habitat - gets underway at T-minus 14 hours and 58 minutes. We'll keep you up to date with further details, and a blog post after it starts! pic.twitter.com/LPaBb799TC

— ISS Archaeological Project (@ISSarchaeology) January 13, 2022

Como reportou a revista Galileu, na última sexta-feira, 14, a astronauta da Nasa Kayla Barron instalou quadrados de um metro no laboratório, que foram definidos através de fita adesiva e estão sendo fotografados. O período para o teste é de 60 dias.

“Em vez de escavá-los para revelar novas camadas de solo representando diferentes momentos da história do local, vamos fotografá-los todos os dias para identificar como estão sendo usados ​​e como mudam ao longo do tempo”, apontou Alice Gorman, professora associada da Universidade Flinders, na Austrália, em nota.

“Somos os primeiros a tentar entender como os humanos se relacionam com os itens com os quais vivem no espaço”, acrescenta Justin Walsh, professor associado da Universidade Chapman, nos EUA, que lidera o estudo ao lado de Gorman.

História Nasa arqueologia Espaço notícia Estação Espacial Internacional

Leia também

Falhas geológicas em lua de Saturno podem desvendar ‘sinais alienígenas’


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Tumba luxuosa de 2.200 anos encontrada na China pode pertencer a antigo rei


Maior rival de Senna, Alain Prost posta homenagem ao piloto que faleceu há 30 anos


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Antigo ambiente similar com a Terra em Marte é descoberto a partir de novos achados