O presidente russo, Vladimir Putin, discursando em Moscou hoje, 15 - Getty Images
Rússia

Primeiro-ministro russo renuncia após proposta de Putin para permanecer no poder depois de 2024

O atual presidente da Rússia apresentou hoje, 15, um plano para alterar a constituição do país; Dmitry Medvedev renunciou poucas horas depois do discurso

Isabela Barreiros Publicado em 15/01/2020, às 14h54

O premiê russo Dmitry Medvedev renunciou depois do presidente do país Vladimir Putin discursar a favor de reformas na constituição do país. O anúncio foi feito poucas horas depois de Putin apresentar novo plano que contribuiria para sua permanência no poder.

Em seu discurso, o líder russo afirmou que haveria uma votação a respeito de mudanças no poder após o final de seu mandato, em 2024. É uma tentativa de transferir o poder, que hoje está nas mãos do presidente, para o parlamento. Com isso, Putin poderia se candidatar a primeiro-ministro e ainda assim governar a Rússia.

 Segundo Medvedev , “essas mudanças, quando adotadas, introduzirão mudanças substanciais não apenas em toda uma gama de artigos da constituição, mas também em todo o equilíbrio de poder, poder do executivo, poder do legislativo, poder do judiciário”.

Hoje, o presidente pode cumprir apenas dois mandatos consecutivos, como é o caso de Putin. Ele já foi premiê do governo de Medvedev, sendo considerado o grande responsável pelas decisões políticas, mesmo que essa função fosse quase “figurativa” no país.

Com a proposta de transformar o cargo político em um “premiê empoderado”, é possível que o atual líder pudesse permanecer no poder, ainda que isso não tenha sido afirmado durante o discurso.

História Rússia Putin presidência primeiro-ministro Dmitry Medvedev

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada