Imagem ilustrativa de um DIU de cobre - Divulgação/Youtube/Ministério da Saúde
Brasil

Procon pede explicação sobre exigência de que mulheres apresentem autorização do marido para inserção de DIU

Uma recente reportagem do jornal Folha de São Paulo denunciou o ocorrido. Entenda!

Penélope Coelho Publicado em 06/08/2021, às 12h43

De acordo com informações publicadas na última quinta-feira, 5, pelo portal de notícias UOL, O Procon-SP pediu uma explicação formal aos planos de saúde que exigem autorização do marido para que mulheres casadas possam colocar o dispositivo intrauterino, DIU.

Segundo revelado na publicação, as instituições têm 72 horas para explicar o procedimento, detalhando as “condições e exigências que são impostas ao beneficiário do plano", além de terem que apontar os fundamentos legais que sustentem a norma.

O presidente do Procon de São Paulo, Fernando Capez, se pronunciou sobre o assunto e afirmou que tal prática é “abusiva, ilegal, descabida e afrontosa à condição e dignidade da mulher".

Segundo Capez, as empresas envolvidas estão sendo notificadas, o presidente do Procon informou que essas atitudes serão punidas gravemente.

Entenda o caso

Uma reportagem publicada na última quarta-feira, 4, pelo jornal Folha de São Paulo, denunciou o fato de algumas coorporativas do mercado de saúde estarem exigindo tal autorização.

Os casos foram registrados no interior de São Paulo e em algumas cidades de Minas Gerais. A divulgação do ocorrido causou comoção nas redes sociais, por limitar a escolha da mulher sobre seu próprio corpo.

De acordo com o presidente do Procon, é aconselhável que mulheres que tenham passado por essa situação denunciem o caso ao Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor.

Brasil mulheres notícias saúde DIU marido autorização procon

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto