Cena do filme Marighella - Divulgação/ O2 Filmes
Brasil

Projeto que compreende o lançamento do filme 'Marighella' é arquivado pela Ancine

Filme foi gravado em 2018 e chamou atenção da crítica internacional

Redação Publicado em 13/08/2021, às 20h50 - Atualizado às 20h56

Os brasileiros que esperam pelo lançamento do filme Marighella, de Wagner Moura, que conta a história do revolucionário comunista, encontraram mais um obstáculo nesta sexta-feira, 13.

Conforme repercutido pelo portal de notícias UOL, a Agência Nacional do Cinema, acabou encaminhando o projeto que compreende o lançamento comercial do longa para arquivamento.

A Ancine justificou o ato em nota: “Procedemos ao cancelamento do projeto acima referenciado e encerramento do respectivo processo devido à desistência da proponente em prosseguir com o projeto na Chamada Pública”, repercute o Brasil de Fato.

Ao mesmo tempo, a produtora O2, responsável pelo filme, também se manifestou através de uma nota: “A O2 não confirma essa informação”.

O UOL procurou a Ancine, que respondeu que a obra cinematográfica "está em fase de contratação na chamada de Fluxo Continuo de Cinema para produção da obra". Esse passo acaba por impossibilitar a continuidade do projeto de comercialização. 

Assim, a Ancine relata que a opção de investimento em comercialização acaba não sendo discutida “já que a obrigação de apresentar a proposta ainda não existe”.

Ainda é relatado que a SM Distribuidora de Filmes foi abordada pela área técnica da Ancine e acabou sendo informada não só do retardo do lançamento comercial, mas também do ato de desistência da inscrição no ato que visa a comercialização do longa.

A distribuidora teria realizado a inscrição novamente no dia 23 de julho e a data do lançamento do longa teria previsão para 4 de novembro.

Sucesso internacional

Lançado internacionalmente, o longa biográfico alcançou uma pontuação de 88% no Rotten Tomatoes, site especializado de críticas. 

Marighella é um filme urgente em seu compromisso e intensidade cinematográfica, e dificilmente poderia ser mais oportuno”, relatou Jonathan Romney, do Screen International. 

Brasil notícias Cinema Ditadura militar político herói guerrilheiro Wagner Moura Marighella vilão

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?