Quadro 'New York City I', do pintor Piet Mondrian, no Museu de Arte Moderna de Nova York - Divulgação/ Youtube/ NBC News
Mondrian

Quadro de Mondrian está há 75 anos exposto de cabeça para baixo, segundo historiadora

Historiadora declarou que o famoso quadro 'New York City I', feito pelo pintor Piet Mondrian, está na posição errada há 75 anos

Redação Publicado em 01/11/2022, às 12h03

Em 1941, o pintor holandês Piet Mondrian, famoso por desenvolver quadros com cores primarias e linhas retas, produziu a tela 'New York City I', usando apenas fitas pretas, vermelhas, azuis e amarelas.

Em 1945, o quadro do holandês — que faleceu aos 71 anos, no dia 1º de fevereiro de 1944 — foi exibido pela primeira vez, no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Entretanto, após estudos, a historiadora Susanne Meyer-Büser, notou que a obra não está na posição correta.

Quadro

Segundo informações da Rolling Stone Brasil, a historiadora de 59 anos cedeu uma entrevista ao The Guardian, afirmando que a obra está de cabeça para baixo desde que foi exposta no museu, ou seja, há mais de 75 anos.

"O espessamento da grade deve estar no topo, como um céu escuro. Uma vez que apontei isso para outros curadores, percebemos que é algo muito óbvio. Eu tenho 100% de certeza que o quadro está de cabeça para baixo", declarou Susanne.

A ideia de que a tela está invertida é defendida em virtude de outro quadro feito pelo holandês, muito semelhante ao que está exposto no MoMA. Conhecida como 'New York City', a primeira obra foi produzida a óleo e apresenta um número maior de faixas no topo do quadro.

Divulgação/NBC News - Lado esquerdo: A forma como o quadro 'New York City I'' está atualmente, lado direito: forma correta, segundo a historiadora.

 

Além disso, a revista Town and Country divulgou uma foto do 'New York City I' em 1944, alguns dias depois da morte do pintor. Tirada diretamente do estúdio de Mondrian, a foto exibe o quadro em um tripé, na posição que teoricamente seria a correta.

Mesmo com os pontos indicando que a obra não está na posição correta, Susanne declarou que não é possível definir qual lado é o certo. Ainda segundo a fonte, como a tela não apresenta a assinatura do pintor, isso dificulta saber a forma correta do quadro.

Entretanto, o quadro irá continuar do mesmo jeito que está, pois, segundo a historiadora, a obra pode ser estragada caso mude de posição.

As fitas adesivas já estão extremamente soltas. Se você virasse a pintura de cabeça para baixo agora, a gravidade as puxaria para outra direção", disse Susanne.

 

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