Coração de D. Pedro I e pintura do imperador - Reprodução/Vídeo/Youtube e Domínio Público
Dom Pedro I

Quando se encerra a exposição do coração de Dom Pedro I?

Coração do imperador Dom Pedro I foi emprestado por Portugal para as festividades dos 200 anos da independência do Brasil

Redação Publicado em 29/08/2022, às 09h34

Emprestado por Portugal para a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, o coração do imperador Dom Pedro I chegou ao Brasil na última segunda-feira, 22. Alvo de críticas, o órgão do imperador se encontra no Palácio do Itamaraty, em Brasília, onde pode ser visitado. 

Conforme repercutido pela Agência Brasil, o coração do imperador pode ser visitado através da exposição "Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I. Iniciada na última semana, é permitido que escolas que realizaram o agendamento prévio visitem o órgão durante a semana. Já o público geral pode visitar o coração do imperador aos finais de semana. 

Com isso, o órgão poderá ser visitado até o próximo final de semana, nos dias 3 e 4 de setembro, das 8h às 13h e de 14h às 18h (sendo a última entrada às 17h30). Não é necessário agendamento prévio para a exposição.

Reprodução/Vídeo/Band Jornalismo e Reprodução/ YouTube / euronews

 

O site Aventuras na História separou as regras que devem ser seguidas no Palácio do Itamaraty, em Brasília, ao participar da exposição. Confira aqui.

O coração de um imperador

Com o objetivo de entender a história por trás da conservação do órgão de Dom Pedro I, o site Aventuras na História fez uma entrevista exclusiva com o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti.

Contudo, entender o motivo por trás da conservação requer relembrar os anos finais do imperador. Quando abdica o trono brasileiro e retorna para Portugal, o imperador vive momentos intensos. 

"Quando ele morre, em 1834, [...] D. Pedro I pede duas coisas como desejo final. A primeira, que ele seja enterrado como um soldado da filha, com uniforme de general do quinto batalhão de caçadores. E eu vi os restos mortais deles, e o uniforme estava só com condecorações portuguesas. E ele deixa, por vontade própria, o coração em Porto, onde sofreu o cerco”, explicou Paulo ao site Aventuras na História.

Confira a entrevista completa abaixo!

Brasil império Dom Pedro I Imperador Brasil Império coração Primeiro Reinado

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência