Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dom Pedro I

As regras que devem ser seguidas ao visitar o coração de Dom Pedro I

O coração do imperador foi enviado ao Brasil para celebrar os 200 anos da Independência

Redação Publicado em 25/08/2022, às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coração de D. Pedro I e pintura do imperador - Divulgação/YouTube/Irmandade da Lapa e Domínio Público
Coração de D. Pedro I e pintura do imperador - Divulgação/YouTube/Irmandade da Lapa e Domínio Público

No ano em que os brasileiros relembram os 200 anos da Independência do Brasil, o país conseguiu um símbolo pouco comum: o coração de Dom Pedro I, personagem histórico que marcou nos livros de História a separação entre Brasil e Portugal.

O órgão do imperador chegou ao Brasil na última segunda-feira, 22, e até mesmo passou por uma cerimônia oficial que contou com a presença de Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, na rampa do Palácio do Planalto. 

Atualmente, o coração de Dom Pedro I se encontra no Palácio do Itamaraty, na Sala Santiago Dantas, que é climatizada para exibir o órgão. Conforme repercutido pela Agência Brasil, o Ministério das Relações Exteriores inicia hoje, 25, a exposição 'Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I'.

Durante a semana, a exposição é permitida para estudantes de escolas do Distrito Federal - que fizeram o agendamento, vale ressaltar. Já nos fins de semana, o público geral pode tentar conferir de 'perto' o órgão.

"Dessa forma, nos dias 27 e 28 de agosto e 03 e 04 de setembro, de 8h às 13h e de 14h às 18h (última entrada às 17h30), o público terá a oportunidade de visitar a Relíquia do Imperador D. Pedro I nas dependências do Palácio Itamaraty", explica o Ministério das Relações Exteriores, que também destacou no site o que é permitido ou não na exposição.

Regras

O Ministério repercute que não é permitida a 'entrada de visitantes com bolsas, sacolas ou mochilas, bem como bastão de selfie, tripé e equipamentos similares'. Além disso, também não permitida 'a entrada de visitantes com bebidas e alimentos'.

O site também destaca que 'é vedado o porte de armas e de outros utensílios'. No local, aqueles que visitam o coração devem seguir ' os percursos indicados pela equipe responsável, no tempo indicado, não lhe sendo facultada a exploração livre das áreas visitadas'. 

Também não é permitido o 'registro fotográfico ou audiovisual durante a visita', além do impedimento de encostar em obras históricas: 'O visitante não deverá tocar em qualquer obra de arte ou objeto de valor histórico;

Por último, o site destaca que: "Pede-se, ainda, jogar lixo apenas nas lixeiras, não fumar, não falar em voz alta e abster-se de atender a telefones celulares, mantendo-os desligados ou em modo silencioso".