Imagem meramente ilustrativa de vírus - Divulgação/Pixabay/geralt
Coronavírus

Reino Unido: Primeira morte por ômicron confirmada

A nova cepa de covid-19 se tornou motivo de alerta em todo o mundo

Isabela Barreiros Publicado em 13/12/2021, às 11h08

O Reino Unido confirmou nesta segunda-feira, 13, a primeira morte causada pela variante ômicron de covid-19 no país.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro britânico Boris Johnson, que alertou para uma “forte onda” da nova cepa no continente.

Infelizmente, sim, a ômicron está gerando hospitalizações e, infelizmente, pelo menos um paciente teve a morte por ômicron confirmada", declarou o líder britânico enquanto visitava um centro de vacinas Paddington, no oeste de Londres.

"Acho que a ideia de que esta é de alguma forma uma versão mais branda do vírus, acho que é algo que precisamos deixar de lado e apenas reconhecer o ritmo com que ele acelera pela população. Portanto, a melhor coisa que podemos fazer é obter nossos reforços", completou.

Johnson reforçou a importância da vacinação e afirmou anteriormente que as doses de reforço serão antecipadas na população britânica. "Todos com mais de 18 anos aptos a serem vacinados na Inglaterra terão a chance de receber a dose de reforço antes do Ano Novo", disse.

O ministro da Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, destacou que a nova cepa “está se espalhando a um ritmo fenomenal”. Atualmente, aproximadamente 40% das pessoas com covid-19 em Londres estão infectadas com a variante ômicron.

“O que sabemos sobre a ômicron é que ela está se espalhando a um ritmo fenomenal, algo que nunca vimos antes, as infecções [pela variante] estão dobrando a cada dois ou três dias. Isso significa que estamos diante de um maremoto de infecções, estamos novamente numa corrida entre a vacina e o vírus”, afirmou Javid.

História Reino Unido Boris Johnson notícia covid-19 Ômicron

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada