O navio East Indiaman - Reprodução
Europa

Reino Unido usa imagens de navios de escravos em campanha promocional do setor de transportes

O episódio causou polêmica e o Departamento foi criticado por historiadores

Isabela Barreiros Publicado em 17/09/2019, às 14h44

O Twitter do Departamento de Transportes do Reino Unido fez uma postagem na qual procurava elogiar o setor marítimo da região. Ao fazê-lo, no entanto, utilizou imagens de navios que foram utilizados para transporte de pessoas escravizadas durante os séculos 16 e 19.

Embarcações como os filibotes, um tipo de veleiro holandês e “East Indiaman”, navios fretados por empresas das Índias Orientais, foram representados no vídeo da empresa britânica. A decisão foi condenada por acadêmicos da área.

O Tweet do Departamento de Transportes / Crédito: Twitter/Reprodução

 

"É o que acontece quando a memória histórica se limita a uma narrativa na qual simplesmente abolimos a escravidão — é notavelmente fora de tom, além de historicamente analfabeta", comentou o historiador e autor Kim Wagner. "É um reflexo da ignorância generalizada que anda de mãos dadas com a nostalgia do Império", completa.

A campanha promocional também foi criticada pela pesquisadora de teoria colonial e pós-colonial na Universidade de Cambridge Priyamvada Gopal. Segundo ela, a história do setor de transporte marítimo comercial britânico era “profundamente violenta, que incluía o transporte de milhões de negros e servos presos firmemente nos porões de navios para serem explorados nas plantações”.

Um porta-voz do departamento disse em resposta às críticas que "o comércio de escravos era uma prática repugnante pela qual o governo britânico justamente se desculpou".

escravidão Europa História Reino Unido colonização

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!