O rei Charles III - Getty Images
Charles III

Retrato de Charles III torna-se motivo de polêmica por altos custos para os contribuintes

O quadro em questão será distribuído gratuitamente para ser exibido em órgãos públicos e escolas a partir de fevereiro

Giovanna Gomes Publicado em 16/01/2024, às 09h33

Um retrato oficial do rei Charles III tem gerado discussões no Reino Unido. Anunciado pelo governo britânico, o quadro será distribuído gratuitamente para ser exibido em órgãos públicos e escolas a partir de fevereiro. Apesar disso, o governo assegurou que os retratos antigos da rainha Elizabeth II não precisarão ser retirados, podendo permanecer ao lado da nova imagem, mas a proposta não agradou a todos.

O projeto recebeu críticas do grupo antimonarquista Republic devido ao alto custo para os contribuintes, £8 milhões (equivalente a R$ 49 milhões), e também foi alvo de reprovação nas redes sociais, especialmente em um momento de crise de custo de vida no país.

Capturada pelo fotógrafo Hugo Burnand, a foto foi feita no Castelo de Windsor e mostra o monarca sorrindo de maneira discreta, sem os trajes reais tradicionais. Ele está vestido com o uniforme de Almirante da Marinha Real, ostentando as condecorações oficiais e segurando uma espada. À sua mesa, estão a luva e o quepe, enquanto ao fundo, a propriedade exibe luxuosos tons de dourado, decorada com obras de arte.

Críticas nas redes sociais

Apesar de a família real não ter compartilhado a foto em suas redes sociais, críticas circulam online, de acordo com o portal MediaTalks.

Usuários do X expressaram o desejo de ver o dinheiro destinado a causas nobres como o NHS (sistema público de saúde), o que foi apontado como o "verdadeiro patriotismo". Além disso, houve reclamações sobre a presença do retrato em escolas, com pessoas pedindo para não imporem a imagem às crianças.

Reino Unido Rei notícias família real redes sociais charles retrato

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA