Fotografia da deputada Danièle Obono - Wikimedia Commons
França

Revista francesa revolta internet ao representar deputada como escrava

Em seu perfil no Twitter, a parlamentar Danièle Obono afirmou que a ilustração é "odiosa, estúpida e cruel"

Pamela Malva Publicado em 31/08/2020, às 12h41

Conhecida por sua orientação de direita, a revista francesa Valeurs atuelles repercutiu nas redes sociais após representar uma deputada negra como escrava. No artigo em questão, a parlamentar Danièle Obono aparecia com uma coleira de ferro no pescoço.

O esboço da mulher ilustrava um texto que acusava os africanos de conivência com a escravidão. Em seu Twitter, Danièle, que nasceu no Gabão, afirmou que a publicação era de "extrema direita, odiosa, estúpida e cruel".

Deputada na Assembleia Nacional pelo partido de esquerda France Unbowed, a parlamentar ainda escreveu: “Esta imagem é um insulto aos meus ancestrais, à minha família e ao meu movimento político”. Para o primeiro-ministro Jean Castex, o artigo da revista francesa é uma "publicação revoltante".

Il paraît 'Qu'on-Peut-Pu-Rien-Dire' #BienPensance. Heureusement on peut encore écrire de la merde raciste dans un torchon illustrée par les images d'une députée française noire africaine repeinte en esclave...
L'extrême-droite, odieuse, bête et cruelle. Bref, égale à elle-même. pic.twitter.com/EupKSXZ207

— Députée Obono (@Deputee_Obono) August 28, 2020

Ainda nas redes sociais, Danièle afirmou que está “mais determinada do que nunca a lutar contra o #racismo, pela liberdade, igualdade e fraternidade”. A Valeurs atuelles, por sua vez, se defendeu, dizendo que a ilustração fazia parte de uma série de ficção.

“Nosso texto não é racista de forma alguma. É conveniente para o nosso adversário lançar essa acusação contra nós”, afirmou a revista. “Temos visão clara o suficiente para entender que a pessoa mais afetada, a Sra. Danièle Obono, pode ter se sentido pessoalmente magoada por esta ficção. Lamentamos isso e pedimos desculpas a ela". 

França racismo revista notícia ilustração

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada