Entrevista do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky com jornalistas russos - Divulgação/Youtube/Meduza
Ucrânia

‘Ridículo se não fosse trágico’, comenta Zelensky sobre entrevista proibida na Rússia

O presidente ucraniano concedeu uma entrevista a jornalistas russos, que sofreu um veto do órgão regulador estatal de mídia antes mesmo de ser gravada

Redação Publicado em 29/03/2022, às 13h47

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky concedeu uma entrevista a quatro jornalistas russos independentes no último domingo, 27, que chegou a durar 90 minutos e sofreu veto do Kremlin antes mesmo de ser gravada.

Como reportou o UOL, o Roskomnadzor, órgão russo regulador estatal de mídia, havia proibido que a imprensa do país publicasse ou repercutisse as declarações do líder da Ucrânia mesmo antes de o conteúdo ter sido liberado.

Tanto durante a conversa com os repórteres russos tanto em um vídeo publicado nas redes sociais posteriormente à divulgação da entrevista, Zelensky criticou a censura prévia do governo de Vladimir Putin.

“[A proibição] seria ridícula se não fosse tão trágica”, afirmou. “Bem, se houve tal reação, então estamos fazendo tudo certo e eles estão nervosos.”

Na vídeochamada com os jornalistas, o presidente ucraniano falou principalmente sobre as negociações entre os dois países, comentando como a neutralidade é uma opção importante para garantir o fim do conflito.

“Garantias de segurança e o status de neutralidade e não nuclear do nosso Estado. Estamos prontos para aceitar isso e isso é o ponto mais importante”, declarou o político, acrescentando que o país está interessado em um “um tratado internacional sério”.

Zelensky também foi questionado sobre qual pensava ser a motivação de Putin para começar a guerra. Segundo ele, o líder russo aparentemente considera a Ucrânia um “perigo”, segundo reportou o UOL.

“Não acho que os planos de Putin sejam estratégicos. Estratégia é sobre o que acontecerá com um país em 100 anos. Não estou em posição de dar conselhos aos russos, mas isso é o que chamo de estratégia. O que acontecerá em cinco gerações? Onde estaremos?”, explicou.

Ele continuou: “Estou interessado no que vai acontecer com a Ucrânia, como cidadão, como pai. Meus filhos vão morar aqui. Putin tem uma abordagem diferente. Ele está focado no dia de hoje. Eu acho que é um erro. Mas não só o seu erro. É também um erro de sua equipe. A festa foi ótima, mas quem vai limpar a bagunça?”.

Você pode assistir à entrevista completa por meio do canal do Youtube do jornal independente russo Meduza, aqui:

História Rússia Ucrânia Invasão conflito notícia Volodymyr Zelensky

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada