Cena de vídeo do robô para cirurgia remota sendo testado e foto da Estação Espacial Internacional (ISS) - Reprodução/X/@GraviticsInc / Domínio Público via Wikimedia Commons
Espaço

Robô para cirurgia remota é testado pela primeira vez no espaço

Equipamento na Estação Espacial Internacional (ISS) foi controlado por cirurgiões na Terra e pode definir novos rumos para a exploração espacial

Éric Moreira Publicado em 15/02/2024, às 08h16

No último sábado, 10, um novo passo que pode ditar rumos no que se refere à exploração espacial foi dado pela humanidade. Isso porque, pela primeira vez, cirurgiões da Terra controlaram um pequeno robô a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), realizando assim a primeira "cirurgia" remota fora do nosso planeta — embora, até o momento, a prática só tenha sido feita em tecidos de borracha.

Descrito como um "enorme sucesso" pela equipe envolvida, o experimento marca um novo passo no que se refere ao desenvolvimento da cirurgia espacial. Com isso, emergências podem ser tratadas com melhor eficiência no futuro, além de possibilitar que a exploração espacial redefina seus limites.

Conforme informado pela Folha de S. Paulo, o robô foi desenvolvido em parceria entre a Virtual Incision, uma fabricante de equipamentos médicos norte-americana, com a Universidade de Nebraska. O invento revolucionário foi chamado de spaceMIRA, e foi lançado rumo à ISS em janeiro, a bordo de um foguete da SpaceX, empresa espacial de Elon Musk.

Experimento

Conforme divulgado em comunicado, o experimento ocorrido no último sábado foi dirigido da sede da Virtual Incision, localizada em Lincoln, Nebraska, e durou cerca de duas horas. Ao todo, seis cirurgiões se revezaram na operação. "O experimento testou técnicas cirúrgicas padrão como raspar, manipular e cortar tecido. O tecido simulado era feito de faixas de borracha", descreve a empresa.

Northrop Grumman’s Cygnus spacecraft launched on SpaceX’s Falcon 9 rocket on January 30th and arrived at the ISS on February 1st. Among the cargo and experiments delivered to the ISS, Cygnus brought aboard a robotic surgery device called MIRA, short for “Mini Robotic Assisted… pic.twitter.com/gr5IxfD64m

— Gravitics (@GraviticsInc) February 3, 2024

Em vídeo, é possível observar um braço mecânico equipado com piças segurando faixas de borracha e esticando-as, enquanto um outro braço com tesouras corta, em uma simulação de dissecação. Apesar do sucesso do experimento, ele continua imperfeito, devido a um atraso temporal de cerca de 0,85 segundo entre o centro de controle da Terra e a ISS. Ainda assim, a empresa espera que o teste "mude o futuro da cirurgia", trazendo novas possibilidades até mesmo dentro da própria Terra.

ciência Nasa notícias Espaço cirurgia Estação Espacial Internacional ISS remota cirurgia remota

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência